Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

18 maio 2015

ENCÍCLICAS PAPAIS

ENCÍCLICAS PAPAIS




MIRARI VOS - GREGORIO XVI
"Encíclia do Papa Gregório XVI, trata sobre a imutabilidade da doutrina e disciplina da Igreja, entre elas a doutrina sobre o celibato clerical, tão atacada em nossos dias. Condena a liberdade de consciência e de imprensa, entre outras."

INSCRUTABILI DEI CONSILIO - LEÃO XIII
"A subversão geral de verdades supremas, a audácia dos que não suportam nenhuma autoridade legítima, o desprezo de leis que regulam os costumes e protegem a justiça, e o esquecimento das coisas eternas, entre tantos outros males, é o que deixa a sociedade humana sem repouso e lhe prepara novas revoluções e funestas catástrofes. Esses males tem a sua principal causa no desprezo e na rejeição da santa autoridade da Igreja, que governa o gênero humano em nome de Deus, e que é a salvaguarda e o apoio de toda autoridade legítima. E para subverter os fundamentos da sociedade, os inimigos da ordem pública pensaram - e colocaram em prática - atacar sem trégua a Igreja, torná-la odiosa por meio de vergonhosas calúnias, e também enfraqueceram-lhe a autoridade e a força do Pontífice Romano.  Nesta encíclia de 1878, o Papa Leão XIII mostra-nos os remédios para estes males da sociedade, que, mais do que nunca, vêm corrompendo e mesmo destruindo os fundamentos da sociedade humana."

SUPREMI APOSTOLATUS OFFICIO - PAPA LEÃO XIII 
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1883

SUPERIORE ANNO - LEÃO XIII
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1884

HUMANUM GENUS - LEÃO XIII
20 de Abril de 1884.
"Nesta encíclia o Papa Leão XIII nos lembra a divisão do gênero humano "em dois campos inimigos, que não cessam de combater, um pela verdade e pela virtude, o outro por tudo o que é contrário à virtude e à verdade". Agindo ocultamente, e às vezes abertamente, fortemente organizada, a Maçonaria é apresentada pelo Papa como uma organização que conspira contra a Igreja. Leão XIII chama a atenção para o perigo dessas seitas e aponta os caminhos para o combate. Escrita há mais de cem anos, esta encíclica é, entretanto, de perfeita aplicação em nossos dias."

IMMORTALE DEI - LEÃO XII
"Rebatendo às acusações de que a Igreja seria contrária aos interesses da sociedade civil, o Papa Leão XII, na Encíclica Immortale Dei, de 1885, expõe a doutrina da Igreja sobre a constituição dos Estados."

LIBERTAS PRAESTANTISSIMUM - LEÃO XIII
Sobre a Liberdade e o Liberalismo - 20 de junho de 1888

OCTOBRI MENSE - LEÃO XIII
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1891

RERUM NOVARUM - LEÃO XIII
15 de maio de 1891
"A sede de inovações que há muito tempo se apoderou das sociedades e as e as têm numa agitação febril, devia, tarde ou cedo, passar das regiões políticas para a esfera vizinha da economia social. Efetivamente, os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos dum pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião enfim mais avantajada que os operários formam de sí mesmos, e a sua união mais compacta, tudo isso, sem falar na corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito."

MAGNAE DEI MATRIS - LEÃO XIII 
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1892

LAETITIAE SANCTAE - LEÃO XIII 
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1893

Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1894

ADIUTRICEM POPULI - LEÃO XIII
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1895

Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1896

Sobre a Unidade da Igreja. - 1896

AUGUSTISSIMAE VIRGINIS MARIAE - LEÃO XIII
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1897

Sobre o Espírito Santo - 1897

DIUTURNI TEMPORIS - LEÃO XIII
Sobre o Rosário de Nossa Senhora. - 1898

ANNUM SACRUM - PAPA LEÃO XIII
Sobre o Sagrado Coração de Jesus - 1899

QUANTA CURA - PAPA PIO IX
Encíclica contra erros do comunismo, socialismo e protestantismo, promulgada pelo Papa Pio IX.

SYLLABUS - PAPA PIO IX
"Documento atualíssimo, é uma relação de teses condenadas pelo Papa Pio IX. Condena muitos erros largamente adotados em nossa época, como o panteísmo, o indiferentismo religioso (ecumenismo), o socialismo e o comunismo, o laicismo etc."

ENCÍCLICA E SUPREMI APOSTOLATUS - SÃO PIO X
Sobre a Restauração de Tudo em Cristo - 4 de Outubro do ano de 1903

AD DIEM ILLUM LAETISSIMUS - SÃO PIO X
Sobre a Imaculada Conceição - 02 de Fevereiro de 1904

ACERBO NIMIS - SÃO PIO X
Sobre o Ensino do Catecismo - 15 de Abril do ano de 1905

VEHEMENTER NOS - SÃO PIO X
Sobre as Relações entre a Igreja e o Estado - 11 de Fevereiro de 1906

PASCENDI DOMINICI GREGIS - SÃO PIO X
"O modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive - e principalmente - 'no próprio seio da Igreja'. Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes. Nesta encíclia, S. Pio X faz uma exposição magistral do sistema modernista, que pode ser definido como um compêndio de todas as heresias. Condena, entre outras: o agnosticismo, a imanência religiosa e seu sentimento religioso, a evolução dos dogmas, etc."
08 de Setembro de 1907

SINGULARI QUADAM - SÃO PIO X
Sobre as organizações de trabalho. - 24 de Setembro de 1912

QUAS PRIMAS - PIO XI.
O papa Pio X instituiu a Festa de Cristo Rei para lutar contra o laicismo, ideologia segundo a qual a fé cristã não deveria influenciar nas decisões políticas. - 11 de Dezembro de 1925.

MORTALIUM ANIMOS - PIO XI
"Encíclica de leitura obrigatória, fustiga os erros - hoje tão em voga - do ecumenismo, reafirmando que a Religião Católica é a única verdadeira." - 06 de Janeiro de 1928

DIVINI ILLIUS MAGISTRI - PIO XI
Acerca da Educação Cristã da Juventude - 31 de Dezembro de 1929

CASTI CONNUBII - PIO XI
Acerca do Matrimônio Cristão - 31 de Dezembro de 1930

VIGILANTI CURA - PAPA PIO XI
Acerca do Cinema - 29 de junho de 1936

MYSTICI CORPORIS - PAPA PIO XII
Encíclica do Papa Pio XII a respeito do corpo místico de Nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa união com ele. - 29 de Junho de 1943

MEDIATOR DEI - PAPA PIO XII -
Sobre a Sagrada Liturgia - 1947

HUMANI GENERIS - PIO XII
"Sobre os dogmas e ensinamentos da Igreja, é comum ouvirmos de católicos e teólogos "amantes de novidades", que os termos da filosofia escolástica não se aplicam mais em nossos dias. Deturpando os sentidos dos Concílios e das Sagradas Escrituras consagrados pela Igreja ao longo dos séculos, declarando-os antiquados à luz do mundo atual, eles pretendem mudar conceitos bem estabelecidos pela doutrina católica. Isto é o que se chama "relativismo dogmático", condenado pelo Papa Pio XII na encíclica que aqui apresentamos. Condena também a nova exegese e o poligenismo"
12 de agosto de 1950

MIRANDA PRORSUS - PIO XII
Sobre a Cinematografia a Rádio e a Televisão - 08 de Setembro de 1957,

DIVINI AFLANTE SPIRITU - PAPA PIO XII
Carta Encíclica do Papa Pio XII sobre os Estudos Bíblicos

HAURIETIS AQUAS - PAPA PIO XII
Carta Encíclica do Papa Pio XII sobre o culto do Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário