Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

08 julho 2015

DEBATE - G.K CHESTERTON VS CLARENCE DARROW




Há 80 anos Chesterton "picava" Clarence Darrow em mil pedacinhos num debate atualíssimo.

O debate que vocês assistirão abaixo é a reconstrução de um que realmente aconteceu em Nova York, em 1931. A reconstrução foi feita por Dale Ahlquist a partir de relatos do mesmo (não há dele transcrição conhecida) e de textos de Chesterton que tratam dos mesmos assuntos que animaram o debate. Ele é atual porque o agnosticismo é o mesmo -- e tem muitos representantes na intelectualidade atual -- a doutrina católica é a mesma e, sobretudo, porque "o elo perdido de Darwin continua perdido", como nos lembra o grande escritor inglês.

Clarence Seward Darrow (1857 -- 1938) foi um advogado americano, eminente membro a ACLU (American Civil Liberty Union) -- organização esquerdista, pró-gaysista, anti-religiosa e principalmente anti-católica -- conhecido por sua espirituosidade e agnosticismo. Darrow era, então, muito famoso por ter sido o advogado de defesa de John Thomas Scopes, um professor secundário de biologia do estado de Tennessee, estado que o processou, em 1925, por ensinar a Teoria da Evolução, violando a Lei Butler, válida para aquele estado. O caso foi um evento rumoroso, pois proporcionou uma discussão pública sobre os limites da ciência na controvérsia criação-evolução. O julgamento ocorreu numa pequena cidade, Dayton, que teve seus 15 minutos de glória. Scopes foi considerado culpado, mas o veredito foi derrubado baseado em questões técnicas. Darrow estava então na crista da onda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário