Meu Deus eu Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos. Peço-Vos perdão para todos aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Formação Católica

22 maio 2015

BULA CANTATE DOMINO - PAPA EUGÊNIO IV

Bula Cantate Domino de Papa Eugênio IV
Concílio de Florença 
14 de fevereiro de 1441 / 1442

Papa Eugênio IV
A Igreja Romana sacrossanto, fundada pela palavra do nosso Senhor e Salvador, crê firmemente, professa e prega um Deus verdadeiro onipotente, imutável e eterno, Pai, Filho e Espírito Santo, um em essência e três em pessoas: o Pai não gerado , o Filho do Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Que o Pai não é o Filho ou o Espírito Santo, o Filho não é o Pai ou o Espírito Santo, o Espírito Santo não é o Pai ou o Filho, senão o Pai, é só o Pai, o Filho eo Filho único, ea Espírito Santo Espírito Santo só. Somente o Pai gerou o Filho de Sua pessoa, o Filho unigênito do Pai só foi gerado, o Espírito Santo vem somente do Pai e do Filho. 

Estes três são um só Deus, não três deuses, pois os três são uma substância, uma essência, uma natureza, uma divindade, uma imensidão, uma eternidade, e tudo é um, o que não impede a oposição relacionamento. Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo, o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo, o Espírito Santo está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho.

Nenhum precede outro na eternidade, ou exceder-lo em grandeza, ou supera-lo no poder. Eterno, de fato, sem começo, há o Filho do Pai, e eterno, sem princípio é que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. O Pai, como é ou são, você não tem outro, mas de si mesmo, e é o princípio sem princípio. O Filho, como é ou tem, Ele tem o Pai, e está no topo da top. O Espírito Santo é ou terão em breve, tem junto do Pai e do Filho. Mas o Pai e o Filho não são dois princípios do Espírito Santo, mas um princípio: Assim como o Pai e o Filho e o Espírito Santo não são três princípios da criação, mas um princípio.

Alguns consequentemente sinto tão diverso e contrário, condena, rejeita e anatematizou, e proclama que são estranhos ao corpo de Cristo que é a Igreja. Daí condena Sabellius, o que confunde as pessoas e completamente abandona a distinção real das mesmas. Condena os arianos, e macedônios Eunomians, que dizem que o Pai é o único Deus verdadeiro e colocar o Filho e o Espírito Santo em criaturas ordem. Condena também colocar quaisquer outros graus ou desigualdade na Trindade.

A maioria acredita firmemente, professa e prega que o único e verdadeiro Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, é o criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, que, no momento em que queria, foram criadas por Sua bondade todas as criaturas, o que o corpo espiritual, bom, na verdade, ter sido feito pelo bem supremo, mas mutável, porque eles foram feitos a partir do nada, e diz que não há nenhum mal, a natureza, porque toda a natureza, como é natureza é bom.

Professa que um e o mesmo Deus é o autor do Antigo e do Novo Testamento, ou seja, da lei, os profetas e o evangelho, para a inspiração do mesmo Espírito Santo tem falado Santos ambos os Testamentos. Os livros que ela recebe e venera, estão contidos os seguintes títulos [continuar livros da Canon, cf. 784; EB 32].

Além disso, anathematizes insanidade dos maniqueístas, que colocou os dois primeiros princípios, um dos mais visíveis, o outro invisível, e disse ser um Deus do Novo Testamento, eo Antigo.
Ele acredita firmemente, professa e prega que uma pessoa da Trindade, verdadeiro Deus, Filho de Deus, nascido do Pai, consubstancial e co-eterno com o Pai, na plenitude do tempo Alteza ordenou que o conselho divino inescrutável para a salvação do gênero humana, tomou o ventre imaculado do real Virgem Maria e integra natureza do homem e se une com eles na unidade da pessoa unidade tão íntima, já que não há Deus, não está separada do homem, e tudo o que é o homem, é dividido divindade, e é uma ea mesma coisa indivisa, permanecendo ambas as naturezas em suas propriedades, Deus e Homem, Filho de Deus e Filho do homem, igual ao Pai, como a sua divindade, menor do que o Pai segundo a humanidade, imortal e eterna da natureza divina e temporal responsável pela condição da humanidade assumida.

Ele acredita firmemente, professa e prega que o Filho de Deus na humanidade, que teve Virgem realmente nasceu, realmente sofreu, morreu e foi enterrado realmente, subiu verdadeiramente dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita do Pai. e chegou ao final dos tempos para julgar os vivos e os mortos.

Anatematizou, no entanto, odeia e condena toda heresia que sentir de outra forma. E a primeira frase Ebion Cerinthus, Marciano, Paulo de Samósata, Photinus, e tão poucos como blasfêmia que não conseguem entender a união pessoal da humanidade com a Palavra, negou que o nosso Senhor Jesus Cristo é verdadeiro Deus, confessando homem puro, baixa participação da graça divina, que havia recebido, por mérito de sua santíssima vida, o homem chamado divino. Maniqueísta também anatematizou seus asseclas, com seus sonhos de o Filho de Deus não tinha assumido corpo real, mas fantástico, destruiu completamente a verdade da humanidade em Cristo, e Valentin, que disse que o Filho de Deus nada assumiu da Virgem Maria, mas levou um corpo celeste e passou pelo ventre da Virgem, como a água flui e flui através de um aqueduto.

A Arius também, afirmando que o corpo retirado da Virgem faltou alma, divindade que queria tomar o lugar da alma. Também Apolinar que, a compreensão de que, se Cristo se recusa a informar o corpo-alma, sem verdadeira humanidade nele, colocar só a alma sensível, mas a divindade da Palavra agiu como a alma racional.

Também anatematizou Teodoro de Mopsuéstia e Nestório, que afirmam que a humanidade estava unida ao Filho de Deus pela graça, e, portanto, há duas pessoas em Cristo, e confessar a ter duas naturezas, não ser capaz de compreender que a união do humanidade com a Palavra era hipostática, e, portanto, recusou-se a receber a subsistência do Word. Porque, de acordo com esta blasfêmia, e não o Verbo feito carne, mas a Palavra, pela graça habitou na carne, isto é, que o Filho de Deus se fez homem, mas sim o Filho de Deus habitou na homem.

Anathematizes também, desafiar e condenar os Eutiques Arquimandrita, que, entendendo que, como a blasfêmia de Nestório, foi excluída a verdade da Encarnação, e que era necessário, portanto, que ele foi obrigado a humanidade com a Palavra de Deus que não uma e a mesma pessoa da divindade e da humanidade, e não ser capaz de entender como a unidade da pessoa é dada pluralidade subsistindo de naturezas como colocar uma única pessoa da divindade e humanidade em Cristo, e declarou que não Há apenas uma natureza, o que significa que antes do casamento eu tinha natureza dupla, mas no pressuposto tornou-se uma natureza, a concessão com alta blasfêmia e impiedade ou que a humanidade tornou-se a divindade ou divindade na humanidade.

Anathematizes também, desafiar e condena Macário de Antioquia e de todos os que sentem sua semelhança, que, embora realmente sentia sobre a dualidade da natureza e da unidade do povo; errou, no entanto, em grande parte das operações de Cristo , dizendo que Cristo era uma única operação e vontade de ambas as naturezas. Todos estes com suas heresias, anathematizes a sacrossanta Igreja Romana, dizendo que em Cristo há duas vontades e duas operações.

Ele acredita firmemente, professa e ensina que ninguém concebia o homem e a mulher sempre foi combatido o domínio do diabo, mas por mérito de que é o mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, nosso Senhor, que, concebida sem pecado, que nasceu e morreu para apagar o nosso pecados por Sua morte Ele acionou o inimigo da humanidade e abriu a entrada para o reino celestial, o primeiro homem pelo seu próprio pecado com toda a sua sucessão foi perdido, e quem avançar todas as instituições sagradas, sacrifícios, sacramentos e cerimônias Antigo Testamento apontado como o único dia vir.

Ele acredita firmemente, professa e ensina que a lei do Antigo Testamento, ou seja, da Lei de Moisés, que são divididos em cerimônias, objetos sagrados, sacrifícios e sacramentos, porém eles foram instituídos em graça significar alguma coisa para vir, embora que idade eram apropriados para o culto divino, uma vez que deixou de vir o nosso Senhor Jesus Cristo, que foi feito por eles, v começaram os sacramentos do Novo Testamento.

E quem peca mortalmente colocar em observâncias legais espero que depois da paixão, e submeter-se a eles como necessário para a salvação, como se a fé em Cristo não poderia salvar sem eles. Ele não nega, no entanto, que a partir de paixão de Cristo até a promulgação do Evangelho, não pôde ser salvo, desde que, no entanto, que não acredita em qualquer forma necessária para a salvação, mas, após a promulgação do Evangelho, diz sem perda da salvação eterna, eles não podem ser salvos.

Consequentemente Assinalar como alheio à fé de Cristo para todos os que, depois que o tempo observar a circuncisão eo sábado e manter todos os outros requisitos legais de qualquer forma e pode participar na salvação eterna, a não ser que um dia arrepender-se desses erros. Manda, pois, absolutamente todos que se vangloriam do cessar nome cristão para ser circuncidado, a qualquer momento, antes ou depois do batismo, porque a oração é colocar nele a esperança e não rezar, absolutamente não pode ser observado sem perda da salvação eterna.

Quanto as crianças, de fato, por causa de perigo de morte, que muitas vezes podem acontecer, o que quer que nenhuma ajuda pode ser uma outra opção a não ser o batismo, por que são entregues a partir do domínio do diabo e adotados como filhos de Deus , para não ser adiada santo batismo por quarenta ou 80 dias, ou a qualquer momento, de acordo com a observância de alguns, mas tem que ser conferido assim que pode ser feito confortavelmente, então, no entanto, se o risco de morte é iminente devem ser batizados sem demora, mesmo por um leigo ou mulher, se ausente padre, na forma da Igreja, como mais totalmente contido no decreto para os armênios [v 696].

Ele acredita firmemente, professa e prega que toda criatura de Deus é boa e nada deve ser rejeitado do que está a Ação de Graças [1 Tm. 4, 4], porque de acordo com a palavra do Senhor não é o que entra pela boca contamina o homem [Mt 15, II], e que esta distinção da lei mosaica entre pratos limpos e impuros pertence a um cerimonial aconteceu e perdeu a sua eficácia no Evangelho emergir.

Ele também diz que esta proibição dos Apóstolos, a abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, das coisas estranguladas [On 15, 29] foi adequado para a época em que foi surgindo a única Igreja de judeus e gentios que viviam com diferentes cerimônias e costumes, de modo que, juntamente com os judeus também observar a gentios algo em comum e par que deu ocasião para se reunir em um único culto a Deus e uma fé, toda a matéria da dissidência decolar, porque os judeus por sua antiga sangue personalizado e estrangulou as coisas pareciam abominável para eles, e comida os mortos pensam que os gentios poderiam voltar à idolatria.

Mas quando tanto a religião cristã que já não aparece em qualquer propagação judeu carnal, mas todos, de ir à igreja, eles concordaram com os mesmos ritos e cerimônias do Evangelho, acreditando que tudo é limpo para limpar [Tit. 1, 15], para cessar a causa dessa proibição apostólica, também deixou o seu efeito. Assim proclama que ele não condenou qualquer espécie de comida que a sociedade humana suporta, nem é para fazer qualquer um, homem ou mulher, qualquer distinção entre os animais, seja qual for o tipo de morte para morrer, mas para saúde do corpo, para o exercício da virtude, para regular e disciplina eclesiástica, pode e deve ser deixado muitos que não são negados porque, de acordo com o Apóstolo, tudo é lícito, mas nem tudo é conveniente [1 Coríntios. 6, 12, 10, 22].

Ele acredita firmemente, professa e prega que todos aqueles que estão fora da Igreja Católica, não só pagãos, mas também judeus ou hereges e cismáticos, podem tornar-se parte da vida eterna e irão para o fogo eterno, preparado para o diabo e Seus anjos [Mt 25, 41], a não ser que antes da morte eles estão unidos com ele, e isso é só o preço do aparelho no corpo da Igreja, que somente aqueles que permanecerem em que são os sacramentos para a salvação e produzir prêmios jejuns eternos, esmolas e outras obras de piedade e práticas da milícia cristã. E ninguém, até mesmo a esmola e mesmo que ele tenha sangue derramado em nome de Cristo, pode ser salvo, se não permanecer no seio e na unidade da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário